terça-feira, 29 de agosto de 2017

Autoextermínio é tema de Palestra para o 3° Período de Psicologia.

O número de casos de suicídio está em crescimento por quase todo o mundo; o que se vê que seu aumento atinge todas as idades e variáveis socioeconômicas.
A prevalência do comportamento suicida está significativamente relacionada a fatores de risco tais como: patologias de ordem psíquica como depressão em maior evidência; doenças debilitantes, crônicas; uso de substâncias psicoativas; conflitos familiares; solidão; perda de autonomia; perdas financeiras; história pregressa de abusos e violência; estar desempregado ou aposentado; vivências precárias e incapacitantes do ambiente de trabalho; perda de entes próximos; tentativas anteriores de suicídio; ansiedade; tristeza profunda; presença de desesperança; isolamento social; dentre demais fatores.
Partindo desta premissa, a Psicóloga Ana Carolina Rodrigues Pereira ministrou uma palestra sobre Autoextermínio para os estudantes do 3° Período do Curso de Psicologia da FUCAMP.
Segundo a Psicóloga Ana Carolina “A Psicologia tem sua participação nesta temática nos processos de humanização, no tocar o outro, compreender sua angústia e sofrimento; nos recursos multidisciplinares, onde trabalha em equipe nos setores da saúde comunitária em acolhimento aos usuários do sistema e em suporte aos membros da equipe. Também se insere no desenvolvimento de pesquisas e estudos acerca do autoextermínio, objetivando também ampliar as possibilidades preventivas desse agravo e direcionar o indivíduo em favor aos aspectos positivos da vida, suas potencialidades”; relata.
A FUCAMP busca proporcionar em seus cursos de graduação momentos de interação criando um espaço crítico e questionador, em que seus alunos podem assimilar o conteúdo teórico com a prática clínica.
Leia o resumo da palestra na íntegra pelo link ..\ARQUIVADOS\Resumo da palestra sobre Autoextermínio pela Psicóloga Ana Carolina.docx


Nenhum comentário:

Postar um comentário